A rotina ginecológica consiste naquela famosa consulta anual, na qual podemos verificar como está a saúde da mulher. Em grande parte das vezes, a mulher passa em consulta somente na ginecologia e então temos a oportunidade de olhar a saúde como um todo e se caso houver necessidade, orientar a paciente a procurar algum outro especialista.
Nessa consulta, realizamos uma anamsese detalhada para identificar os aspectos a serem cuidados, tais como antecedentes pessoais e familiares, queixas ginecológicas, sexuais e clínicas, bem como os hábitos de vida. Logo em seguida realizamos o exame físico completo para avaliação principalmente das mamas, abdome e trato genital. Durante esse momento, podemos realizar a coleta do Papanicolau por exemplo.
A partir da anamnese e exame físico, traçamos um raciocínio clinico para solicitar os exames complementares, que podem ser laboratoriais ou de imagem. De acordo com essas informações, idade e fase da vida da mulher definimos quais exames serão realizados, sendo os principais:
– Papanicolau
– Vulvoscopia e colposcopia para complementar o rastreamento do câncer de colo do útero
– Ultrassonografias (transvaginal / mamas) para avaliação complementar
– Mamografia para o rastreamento de câncer de mama
– Laboratoriais para rastreamento e acompanhamento de condições clínicas
– Densitometria óssea para rastreamento e acompanhamento de osteoporose em mulheres na menopausa.