Algumas alterações das mamas, sejam elas sentidas pela paciente ou diagnosticadas através de exames de imagem, trazem preocupação e ansiedade mas a boa notícia é que nem tudo é câncer! Existem condições benignas que podem precisar de tratamento e muitas outras que só devem ser acompanhadas. Entenda as três mais comuns que encontramos no consultório:
– Mastalgia: consiste na dor mamária e pode se apresentar de forma cíclica, quando relacionada ao período menstrual, ou acíclica quando não estabelece essa relação. Normalmente orientações sobre a benignidade do caso, suporte adequado das mamas e eventuais medidas para analgesia são suficientes para o tratamento.
– Fibroadenoma: é o tipo mais comum de nódulo benigno. Frequentemente encontrado em mulheres jovens normalmente é indolor mas pode incomodar no período pré menstrual principalmente. Normalmente não é necessário que seja retirado cirurgicamente e podem ser acompanhados periodicamente, embora alguns casos precisem desse procedimento.
– Cistos: é um achado muito comum e sua formação pode ter relação com mudanças hormonais. Quando caracterizados como cistos simples não precisam de nenhuma intervenção, a não ser que sejam muito volumosos e causem incômodos. Uma vez que seja classificados como cistos complexos, merecem melhor investigação e podem precisar de intervenções para retira-los.